Shows, apresentações e performances encerram programação do ano

26 de dezembro de 2017

Som do Canal continua até dia 26; luzes natalinas e Projeto Entrelaços permanecem até 2018

As festas do final de ano estão chegando, na próxima segunda-feira (25/dezembro) já é dia de celebrar o Natal. Até o último dia do ano, a programação de dezembro em Águas de São Pedro continua promovendo o clima de confraternização. Neste sábado (23), o Boulevard será tomado de música folck com o show do Jimmy, às 20h; O Papai Noel também estará andando pela cidade no final de semana. A 16ª Feira do Livro será aberta no dia 29 e no dia 31, além da tradicional queima de fogos do Grande Hotel Senac (na virada do ano), também haverá a lendária apresentação do Mariachi, de Roberto Tardivelli. A performance acontece a partir das 21h pela avenida Carlos Mauro.

A programação é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Setur (Secretaria de Turismo), em parceria com a Acasp (Associação Comercial de Águas de São Pedro) e iniciativas privadas. “O Natal é um momento de união, de confraternizar e de repensar as coisas que são realmente importantes na vida. Embalados por este clima, queremos agradecer aqueles que estiveram conosco ao longo deste ano, especialmente os artistas, produtores e empresas que estão contribuindo para deixar essa época mais especial”, afirmou a secretária da Setur, Rose Massarutto. A representante da pasta aproveitou para fazer um agradecimento especial à Acasp e ao grupo de Escoteiros de Águas de São Pedro.

Lelio Jimmy é um multi-instrumentista que vive em Águas de São Pedro há 10 anos. O músico tem no repertório a tradicional música estadunidense, como folck, rock, country, rockabilly e blues. No Boulevard ele apresenta um pouco do seu repertório vasto. Com seu violão, gaita e percussão, ele ainda traz a experiência de tocar no berço desses gêneros.

Descendo um pouco mais o continente americano, com inspiração no México, o artista amador Roberto Tardivelli faz sua emblemática apresentação O Mariachi. Cantando músicas mexicanas, ele desfila com seu cavalo e traje típico pela avenida Carlos Mauro. A secretária Rose Massarutto destacou a importância de se investir em atrações que resgatem a identidade da cidade. “Este ano ouvi muito falar sobre essa performance. Fizemos o convite e ele aceitou com muita generosidade. Destacar as singularidades locais é algo importante dentro do turismo, pois reforça a identidade e torna a cidade única”.

O mariachi é um gênero musical tradicional no México, que nasceu com peões, lavradores e nativos – o estilo foi declarado patrimônio imaterial da humanidade. A palavra também dá nome aos grupos que tocam as obras tradicionais e que normalmente usam o traje típico de vaqueiro mexicano: o charro. Entre os itens da vestimenta está um grande chapéu, o sombreiro.

Roberto Tardivelli, conhecido como Robertinho, teve a ideia de apresentar-se dessa maneira característica há mais de 20 anos. “Essa tradição de cantar mariachi em cima de um cavalo e com roupa típica é muito comum no México, principalmente em Guadalupe. Por volta de 1997 eu resolvi cantar assim na cidade, porque sempre gostei do estilo, inclusive fundei e participei de um grupo há muitos anos”, relatou sobre a época em que chegou a cantar em programas de TV. Depois da primeira experiência na estância, foram vários anos apresentando-se sempre no último dia do ano, fazendo a alegria de moradores de turistas.

O sucesso foi tanto que ele foi convidado a integrar a programação de 50 anos de Águas de São Pedro. “Foi uma das melhores apresentações que já fiz”, comentou. Após oito anos marcando presença na cidade, ele havia se afastado até o convite deste ano, aceito sob uma única exigência: a qualidade do equipamento de som. O artista ainda fez questão de agradecer José Jarbas Laudice pelo apoio nas apresentações que ele realizou ao longo de vários anos e que mais uma vez contribuirá com a performance de 2017. “Ele não apenas cede o cavalo, como também o prepara com muita dedicação, dá banho e decora no estilo”. Aos 65 anos, Robertinho relatou que seu amor pelo gênero nasceu quando ele ainda era criança. “A vida toda eu cantei o mariachi. Conheci a música aos 9 anos, por meio de filmes. Como eu gostava muito, comecei a cantar”.

Papai Noel – Desde o dia 09, o Papai Noel está circulando por Águas de São Pedro aos finais de semana. Promovido pela Acasp, a performance acontece pela região central da cidade, das 10h às 13h e das 14h às 19h. O bom velhinho está sendo interpretado pelo sr. José.

Programação Permanente – Até o dia 26, o Canal Central estará animado por muita música com o projeto Som do Canal. Chorinho, MPB, jazz e blues tomam conta da programação durante a semana, já no sábado e domingo, o repertório será tomado por obras natalinas.

Já a decoração de Natal feita de luzes, e a instalação artística da Praça dos Rouxinóis, permanecem até janeiro de 2018. Em Entrelaços – Edição de Natal e Ano Novo, as artesãs Alice Quadrado e Maria Helena Quadrado, do Ateliê Uirapuru; Cristhiane França Sanfelice, do Ateliê Tear & Tramas; Nádia Ferreira de Souza, do Ateliê Ana By Home; e Neide Garcia, do Ateliê Arco-Íris, abusaram da criatividade para tornar o espaço público ainda mais convidativo ao convívio e passeio.

Feira do Livro – A 16ª Feira do Livro de Águas de São Pedro está com uma programação intensa, que permanecerá no Centro de Convenções até 04 de fevereiro – de sexta a domingo, das 10h às 20h, e de segunda a quinta, das 11h às 18h. Contação de histórias, apresentações musicais e teatrais, Feira do Vinil e oficinas integram a agenda. Entre as novidades está a 1ª Exposição Fotográfica do Fotoclube Águas de São Pedro, com imagens de Alex Busnello, Antônio Pires, Clara Amaral, Diego Soares, Fernando Bretas Júnior, Flávio Cordeiro e Rubens Hardt. O evento é promovido pela Zuiza Livraria e Sebo. A Prefeitura de Águas de São Pedro é parceira da iniciativa. A entrada é gratuita.

Comércio – O comércio estará funcionando das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 20h, aos finais de semana – alguns estabelecimentos tem horários diferenciados, como shoppings. No Natal e Ano Novo, a cidade contará com variados restaurantes em atendimento, mas as lojas permanecem em horário reduzido no dia 25 e 1° de janeiro.

Programação de Dezembro

Sábado – dia 23

– 10h às 13h e das 14h às 19h – Papai Noel da Acasp, pela região central da cidade.

– 20h – Show do Jimmy, no Boulevard (entre av. Carlos Mauro e rua João Batista Azevedo). Entrada gratuita.

Domingo – dia 24

– 10h às 13h e das 14h às 19h – Papai Noel da Acasp, pela região central da cidade.

Sexta-feira – dia 29

– 10h às 20h – 16ª Feira do Livro de Águas de São Pedro (até 4 de fevereiro – de sexta a domingo, das 10h às 20h, e de segunda a quinta, das 11h às 18h), no Centro de Convenções (av. Carlos Mauro, 213 – Centro). Entrada gratuita.

Domingo – dia 31

– 21h – Apresentação O Mariachi, com Roberto Tardivelli, pela avenida Carlos Mauro. Entrada Gratuita.

– 00h (meia noite) – Fogos de Artifício do Grande Hotel Senac, na Praça Dr. Octavio Moura Andrade (av. Carlos Mauro, s/nº – Centro). Entrada gratuita.

Fotos

Créditos: Divulgação


Naiara Lima
Informações à imprensa: (19) 3482-1652

Naiara Lima
Informações à imprensa: (19) 3482-1652


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0