Programação recreativa e cultural marca feriado da Páscoa em Águas

22 de março de 2018

Prefeitura promove shows e atividades gratuitas ao longo de três dias

Na próxima semana tem início uma das maiores celebrações cristãs, a Páscoa. Período que marca a ressurreição de Jesus. Para quem é simplesmente chocólatra, a época é significado de muitas gostosuras e os tão esperados ovos de chocolate. Em Águas de São Pedro o clima estará perfeito para celebrar, aproveitar com a família. Por isso, a Setur (Secretaria de Turismo) está promovendo atividades recreativas e culturais gratuitas em todo o feriado prolongado que marca data: sexta, sábado e domingo (30, 31 de março e 01 de abril). Entre as atrações estão Jimmy e o Trio Tedéu.

De acordo com a secretária de Turismo, Rose Massarutto, uma decoração especial será instalada na cidade em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade. “Os turistas e visitantes terão uma agradável surpresa quando chegarem a Águas de São Pedro no feriado da Páscoa. A cidade estará cheia de coelhos, flores e cenouras. Além disso, as crianças que quiserem virar coelhinhos poderão conseguir isso com a pintura de rosto que iremos promover, bem como nos painéis em formato de coelho para colocar o rosto e fazer fotos, para meninos e meninas”. A pintura de rosto acontece no sábado, das 11h às 13h, e no domingo, das 12h às 15h, na Plataforma Central.

A agenda da Páscoa ainda contará com música. Na sexta-feira, às 20h, a Praça dos Rouxinóis recebe o show de Jimmy (música norte-americana). Já no sábado, às 20h, o Boulevard será palco do Trio Tedéu (música eclética). Enquanto o multi-instrumentista de Águas de São Pedro abre a programação trazendo no repertório os diversos gêneros nascidos nos Estados Unidos, como blues, folk e rockabilly, o trio formado por Dú Quadros (violão, guitarra e voz principal), Tadeu Granziol (bateria, percussão e vocal) e Frank Edson (contra-baixo elétrico, baixo tuba e vocal) tem como marca a versatilidade, com músicas de forró ao reggae. Estão na set list do grupos músicas de Luiz Gonzaga, Beth Carvalho, Luís Melodia, Djavan, Jorge Ben, Roberto Carlos, Ed. Motta, Raul Seixas, Cazuza, James Brow, Michael Jackson, Bob Marley.

O domingo será o dia em que bichos selvagens, como girafa, leão e zebra, estarão andando pela av. Carlos Mauro na apresentação musical, teatral e circense Animais da Floresta. O show da Encanto Produções e Eventos estará circulando pela via e praças públicas em dois momentos, das 12h às 13h; e das 14h às 15h. Durante a intervenção artística, turistas, visitante e moradores conhecerão os personagens Girafa Galileu, o Antílope Trupe, a Arara Lara, a Onça Acácia, e a Zebra Zezé.

Nos três dias também acontece no Centro de Convenções a Feira de Artesanato CulturÁguas. A programação com cerca de 25 expositores acontece na sexta e sábado, das 10h às 20h; e no domingo, das 10h às 18h.

Religioso – A Matriz Imaculada Conceição está com uma programação especial que começa neste domingo (25/março) e segue até a Páscoa. Neste domingo, às 9h, acontece a Bênção dos Ramos, Procissão do Triunfo de Cristo Rei até a Praça Dr. Octavio Moura Andrade – após o retorno a igreja, será realizada uma Missa Solene. No mesmo dia haverá missa às 20h.

Na segunda-feira (26) haverá, a partir das 5h30, Procissão da Penitência e Missa na Matriz; e às 19h30, Celebração Penitencial na Matriz. Na terça e quarta-feira (27 e 28), continua às 5h30, a Procissão da Penitência e Missa na Matriz; e atividades às 19h30 (sendo a Procissão do Encontro na segunda, e a Via Sacra na Rua na quarta). Na quinta-feira (29) tem início o Tríduo Pascal, às 19h30, com a Missa Solene da Instituição da Eucaristia, Cerimônia do Lava-Pés, Transladação do Santíssimo e Adoração até meia-noite. Na Sexta-feira Santa (30), a igreja abre a partir das 7h para Adoração ao Santíssimo – com grupos de vigília até às 12h. A tarde, às 15h, acontece a Solene Ação Litúrgica – Leitura da Paixão, Oração Universal, Adoração da Cruz e Comunhão; e às 19h, a Procissão do Enterro do Senhor, com o canto da Verônica. Em seguida as Imagens ficarão expostas na Igreja para veneração dos fiéis. O Sábado Santo (31) contará, às 19h30, com Vigília Pascal, Bênção do Fogo Novo e do Círio Pascal, Canto do Anúncio da Páscoa, Benção da Água Batismal, Renovação das Promessas do Batismo, Ladainhas, Missa da Vigília Pascal. Já no domingo haverá três missas: às 8h, Missa Solene de Páscoa na Capela N. S. Aparecida; e às 10h e 20h, Missa Solene de Páscoa na Matriz.

Programação Páscoa

Sexta-feira Santa (30/março)

10h às 20h – CulturÁguas – Feira de Artesanato e Arte, no Centro de Convenções (av. Carlos Mauro, 213 – Centro)

20h – Show de Jimmy (música norte-americana), na Praça dos Rouxinóis (rua Patrício Miguel Carreta, s/n – Centro)