Cia. Sarcástica apresenta espetáculo Um Artista da Fome em Águas

26 de abril de 2018

Companhia de Limeira apresentou a montagem baseada na obra de Kafka em festivais internacionais na Itália e Grécia

Após circular pode diversas cidades do país e participar de festivais internacionalmente, a Sarcástica Companhia chega neste final de semana a Águas de São Pedro com o espetáculo Um Artista da Fome. A montagem da trupe limeirense é uma adaptação do conto homônimo do escritor tcheco Franz Kafka. A peça será encenada neste sábado (28/abril), às 20h30, no Centro de Convenções. Com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Setur (Secretaria de Turismo) e Secretaria de Serviços Urbanos e Transportes, a entrada é gratuita. A classificação é de 14 anos.

A secretária da Setur, Rose Massarutto, afirmou que a peça teatral traz entretenimento e reflexões para o público. “Essa apresentação foi uma sugestão de uma artista local, que nos ajudou no contato com o grupo. Assim, entramos conversamos com a Cia. Sarcástica, que se dispôs a vir gratuitamente apresentar seu trabalho em Águas de São Pedro. Estamos oferecendo toda a estrutura necessária para a apresentação, pois acreditamos na qualidade dessa montagem, que já circulou internacionalmente. A peça levanta temas importantes, especialmente sobre arte e cultura. Acreditamos que turistas e moradores terão uma noite muito especial, com assuntos que com certeza serão despertados pelo teatro e que depois poderão ser conversados em nossos bares e restaurantes”.

Um Artista da Fome revela a trajetória de um jejuador profissional – segmento artístico há tempos esquecido e que consistia em voluntários capazes de passar dias ou meses sem comer. O jejum é a grande façanha de sua vida, mas o recorde do artista é sempre interrompido pelo público, e seu desinteresse. Segundo o diretor da montagem, Daniel Martins, a escolha do texto partiu de uma identificação do grupo teatral com a história. “Ao ler esse conto do Kafka, que é de 1924, ficamos surpresos em descobrir o quanto ele é atual e dialoga com a nossa realidade. A história trata da luta do artista numa sociedade que não compreende sua arte. Além disso, esse é um conto que carrega consigo muito um drama, é muito forte saber que foi escrito no ano da morte do autor, que faleceu antes de ter seu trabalho reconhecido”.

A peça estreou em 2016 no Casarão Cultura, em Campinas. “Ainda estamos viajando com ela”, afirmou o diretor, responsável também pela adaptação da obra. Sobre as apresentações no International Sharing Theatre Festival, em Trieste, na Itália; e no Anazitites Theatrou Cultural Association, em Thessaloniki, na Grécia, Daniel relatou sobre o desafio de apresentar para o público europeu. “Foi muito incrível nossa participação nestes festivais e outras apresentações que fizemos enquanto estávamos viajando pelos países. Tivemos a oportunidade de compartilhar nossas experiências com grupos da Rússia, Inglaterra, Egito, entre outros, e conseguimos um retorno positivo sobre nossa interpretação de Kafka, o que era uma grande responsabilidade se tratando do público. Quem assistiu achou que nossa montagem realmente incorporou a alma brasileira à história, com mais ironia e um estilo mais animado”.

No elenco estão Ana Lídia Durante, Daniel Martins, Giovanna Clara Pereira, Jéssica Souza, Jhonatan Xavier, Monique Acsa e Yohana Bass.

Autor – Considerado um dos maiores nomes da Literatura Universal de todos os tempos, o escritor tcheco Franz Kafka consagrou-se com clássicos como O Processo, O Castelo, A Metamorfose e Um Artista da Fome. Sua literatura, situada no início do século XX, trata da alienação do homem, aqui flagrado como um indivíduo tragicômico, solitário e inaudito, vivenciando o absurdo de sua condição nos labirintos burocráticos da sociedade moderna.

Companhia – O trajeto da Sarcástica Companhia começou em 2007, quando Daniel Martins fundou as bases de seu Teatro Escola – numa proposta estética e pedagógica voltada para a adaptação de clássicos da Literatura Universal junto a crianças e adolescentes. Ancorado por autores como Machado de Assis, Guimarães Rosa, William Shakespeare e Anton Tchekhov, o elenco marca presença em festivais nacionais e internacionais, além de turnês pelo Estado.

Em 2011, conforme os atores cresciam, sentiu-se a necessidade da criação de uma companhia, composta pelos intérpretes mais velhos da casa, a fim de avançar no experimento cênico. Nascia desta forma a Sarcástica Companhia, grupo sediado no Teatro Escola Daniel Martins.

No currículo, carregam espetáculos como A Vida é Sonho, Alta Fidelidade e Asterios Polyp – este último agraciado com o Expedições Cênicas pela Secretaria de Estado da Cultura.

Espetáculo teatral Um Artista da Fome, da Sarcástica Companhia (Limeira)

Quando: sábado (28/abril)

Local: Centro de Convenções