Roteiro que fica no estado de São Paulo entre as cidades de Santana de Parnaíba e Águas de São Pedro

O Caminho do Sol é um roteiro que fica no estado de São Paulo entre as cidades de Santana de Parnaíba e Águas de São Pedro, passando por Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Salto, Elias Fausto, Capivari, Mombuca, Arapongas, Piracicaba, e Artemis, totalizando 241 km. Originalmente, este caminho, criado por José Palma, foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, e tinha como objetivo principal receber peregrinos caminhantes. Ao longo do tempo os ciclistas foram descobrindo este trajeto cheio de estradas de terra, paisagens bucólicas, trechos técnicos e muito contato com a natureza.

Águas torna-se o ponto final do Caminho de Santiago

O Caminho do Sol nasceu com o objetivo maior de oferecer aos amantes de caminhadas, um ambiente agradável, passando em sua quase totalidade , somente por áreas rurais, buscando a introspecção e o despojamento material.
Aproveitando inicialmente as características topográficas, e o excelente nível de qualidade de vida da cidade de Águas de São Pedro, que coincidentemente comemora a data de sua fundação (dia 25 de Julho) no dia do Apóstolo Santiago, foi lançada em 1º de dezembro de 2001 a pedra fundamental da Casa de Santiago, no Mini-horto da estância.
A Casa de Santiago é o ponto final do Caminho do Sol. O local abriga hoje a imagem do Apóstolo Tiago, doada por Jesus Jato e sua mulher MariCarmen. Ela foi entregue aos caminhantes em 25 de Julho de 2002. Por sua vez, os 94 peregrinos entregaram a estátua ao Bispo Don Moacyr Vitti que a colocou no altar do Mini-horto e no ano seguinte assinou0 um decreto promulgando Santiago o Padroeiro da Cidade de Águas de São Pedro –  até aquela data o município não tinha ainda seu Patrono Oficial.

Espiritualidade ou Esporte: Viva essa experiência

O Caminho do Sol é considerado o equivalente no Brasil ao Caminho de Santiago de Compostela – tradicional percurso de peregrinos da Espanha. São onze dias de caminhada entre Santana do Parnaíba e Águas de São Pedro. Para entrar nesta jornada, seja por motivos espirituais ou esportivos, a pé ou de bicicleta, é necessário estar bem preparado. Por esta razão existe o trabalho da equipe Caminho do Sol, com itinerário, pontos de parada, e orientações quanto a caminhada e o trajeto. Esteja seguro nesta aventura, entre em contato com o guia pelos telefones: (11) 95001-8267 ou (11) 2215-1661 (segunda à sexta-feira das 8:00 às 18:00). Mais informações no site www.caminhodosol.org.br.

Saiba mais