Conheça o tesouro de Águas

No começo do século passado, perfuraram o solo do que viria a ser Águas de São Pedro, com a intenção de descobrir petróleo. No lugar, encontraram diferentes fontes, com propriedades mineromedicinais específicas. As águas tornaram-se o maior tesouro da estância!

Mosaico

Poema-depoimento do sr. Sebastião de Souza Campos sobre a qualidade de cura das águas mineromedicinais de Águas de São Pedro.

As três fontes: Almeida Salles, Gioconda, Juventude

Na estância é possível encontrar três tipos de águas vindas de três fontes:

 

– JUVENTUDE: (Água Sulfurosa) indicada para o tratamento de: reumatismo, diabete, alergia, asma, colites, moléstias de pele, intoxicação e inflamação. Deve-se tomar de 50ml a 80ml. Usada também para banho de imersão);

-GIOCONDA: (Água Sulfatada Sódica Radioativa) indicada para tratamento de: fígado, vesícula biliar e intestinos. Deve-se tomar de 50ml a 80ml 1h antes das refeições.

-ALMEIDA SALLES: (Água Bicarbonata Sódica) indicada para o tratamento de: azia, excesso de acidez gástrica, diabete, cálculos renais. Deve-se tomar de 50ml a 80ml. Após as refeições.

Propriedades

As águas foram descobertas na década de 1920, quando o governo paulista e empresários exploraram a região em busca por petróleo.

Durante as perfurações foram encontradas cada uma das fontes (Almeida Salles, Gioconda e Juventude), com profundidades específicas que lhes oferece elementos mineromedicinais diversos.

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) publicou em 1940 uma análise das águas. A partir dos resultados, o professor Dr. João de Aguiar Pupo elaborou gráficos comparativos dos elementos químicos nelas contidos entre as congêneres mais afamados do Brasil e do exterior. O gráfico ao lado ilustrou a palestra perante a Associação Paulista de Medicina publicada na Revista Paulista de Medicina – Vol. 73, nº3 (novembro de 1968).

 

A Fonte da Juventude é a mais rica do Brasil e a segunda do mundo em teor de enxofre e seus compostos não oxigenados, com 34,3 mg por litro. Essa água é indicada, bascicamente, nos tratamentos de reumatismo, nevralgias, diabetes e de algumas doenças de pele. O principal método de tratamento são os banhos de imersão, disponível no balneário Spa Thermal Dr. Octavio Moura Andrade.

A Fonte Gioconda pode ter sua água comparada as do tipo Montecatini, na Itália; e Carlsbad, na Boêmia e Brideles-Bains, na França. Ela possui, entre outros elementos minerais, quase meio grama (470 mg/L) de sulfato de sódio, além de ser radioativa. Indica-se portanto nas moléstias de fígado, vesícula biliar, intestinos e também falta de acidez gástrica.

A água da Fonte Almeida Salles é semelhante à de Vichy, Saint Nectaire e La Bourboule, na França. Contém mais de meio grama de bicarbonato de sódio por litro (555 mg/L). Indicada para doenças do estômago, como azia (por excesso de acidez), linfatismo, artritistmo, diabete, cálculos renais, entre outras.

 

Fonte: Antônio F. de Moura Andrade

 

A 2ª água com maior teor de enxofre do mundo

O gráfico destaca a riqueza de enxofre e componentes não oxigenados da Fonte da Juventude, superior até mesmo à mais famosa água sulforosa do mundo, a de Luchon (França).

 

 

Visite a casa das águas

O Fontanário

O Fontanário Municipal é o local para experimentar as águas mineromedicinais de nossa estância. Muito frequentado por turistas, curiosos em provar cada uma das fontes, o espaço também recebe diversos moradores, veranistas e visitantes que abastecem seus galões para levar para casa.

 

Todas as águas são boas para consumo (ingestão), sendo a Fonte da Juventude também indicada para banho. Veja na página sobre o Spa Thermal.

Horários de funcionamento

ABERTO TODOS OS DIAS: das 7h às 20h

Para o consumo de turistas e munícipes, gratuitamente.